quinta-feira, 14 de junho de 2018

Gentil e corajoso

"Jeremias lamenta a destruição de Jerusalém".
 Rembrandt, Óleo sobre madeira, 1630

"Quando a vida está difícil de suportar, entregue-se a solidão. Recolha-se ao silêncio. Curve-se em oração. Não faça perguntas. Espere até que surja a esperança. Não fuja das provações: encare-as. O "pior" nunca é o pior." Lamentações 3:28-30 (A Mensagem)

"Gentil e corajoso"

Outro dia estava assistindo o filme "Cinderela" com a minha filha. No inicio do filme, mostra a infância da pequena Ella (esse é o nome da cinderela) e o quanto ela é feliz com a sua mãe e com o seu pai. Eles tem uma vida perfeita, até que a narradora faz a seguinte observação: "A tristeza de repente bate a nossa porta". Sem spoiller, mas neste momento a mãe de Ella acaba ficando doente, e vem a falecer. A partir deste momento da estória, a vida de Ella tem um novo rumo, e o final todos conhecem, e uma das frases que mais ela usa é: “seja gentil e corajosa”. Mas a vida é assim mesmo, podemos até viver um conto de fadas, ou não, mas não podemos esquecer que estamos sujeitos aos rumos que essa vida pode nos oferecer. E quando o mal bater a nossa porta, qual será a nossa reação? Será que seremos gentis e corajosos?
Podemos perceber que vivemos num mundo caído, e totalmente mal. Alias, já perceberam que sempre estamos ou "correndo", ou tentando matar “os leões a cada dia” para que possamos sobreviver, e nessa batalha diária acabamos esquecendo de Deus, ou alguns acabam colocando a culpa em Deus.
Quando a vida está difícil de suportar, o que você faz? O profeta Jeremias é conhecido por ser o profeta chorão, ele chorava diante de Deus pelos pecados do povo de Israel. O interessante é que esse mesmo povo, estava na correria do seu tempo, estavam tentando viver do jeito deles e acabaram virando as costas para Deus.
Ao chegar a grande dificuldade na cidade, alias Israel neste momento da história foi devastada, muitos foram mortos, outros foram levados presos, e Jeremias andava pelas ruas destruidas chorando por tudo aquilo que aconteceu. Diante do quadro de caos, daquele momento que a “tristeza de repente bate a porta da vida” de Jeremias, ele não culpa Deus, pelo contrario, ele olha para Deus e louva o seu nome dizendo: Deus é misericordioso, ele foi muito corajoso.
Como enfrentamos as dificuldades da vida? Como encaramos a vida quando ela sem avisar nos dá as piores noticias, essas são perguntas difíceis, mas só tem um jeito de encarar a vida: Oração!
Sim, quando oramos, nos colocamos diante do coração de Deus, e entendemos que a vontade dele é perfeita para nossas vidas, a oração faz com que diante do pior, nós tenhamos atitudes de coragem.
Veja o que o próprio Jeremias fala desse assunto: "Quando a vida está difícil de suportar, entregue-se a solidão. Recolha-se ao silêncio. Curve-se em oração. Não faça perguntas. Espere até que surja a esperança. Não fuja das provações: encare-as. O "pior" nunca é o pior." Lamentações 3:28-30 (A Mensagem)
Quando a vida estiver difícil curve-se a oração, seja gentil e corajoso e lembre- se: o Pior nunca é o pior, Deus está no controle de nossas vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário