terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Família, família, janta junto todo dia, nunca perde essa mania.

Domingo na igreja o pregador comentou que na época que ele estava no seminário, o pastor e mentor dele o levou para sua casa, chegando lá o ensino que ele recebeu foi: - Preste atenção em como eu trato a minha família.
O pregador comentou que isso foi tão profundo para ele, pois todas as vezes que o seu pastor o levava em casa ele sempre dizia essa frase: - Preste atenção em como eu trato a minha família.
Muito tempo se passou depois disso e hoje os filhos deste pastor já estão grandes, e o pregador comentou que mesmo nos dias de hoje ao olhar para os filhos deste seu pastor e vê no que eles se tornaram e como estão vivendo hoje ele ainda consegue ouvir: Preste atenção em como eu trato a minha família.
A família é para o pastor o seu primeiro ministério, e isso já sabemos a muito tempo, até virou um jargão.
Quando eu falo de família estou falando do homem sua mulher e seus filhos, (alguns casos só o homem e sua esposa) os demais são parentes e temos que valer a palavra que diz: “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne” (Marcos 10:7-8). Acredito que podemos dar um ponto final no que diz respeito ao que é família e parentes.
Continuando referente ao pregador seu pastor e sua família, vejo que nos dias de hoje muitos pastores tem negligenciado a sua família por “amor” a obra de Deus, deixando a sua família para ficar na igreja todo o tempo, negando o amor a seus filhos e esposa por algo que Deus não recomenda.
É necessário cuidar do rebanho, é necessário efetuar os trabalhos nas igrejas, mas o mais importante é dedicar amor e tempo para o primeiro rebanho chamado família.
Vivemos uma crise de identidade pastoral, o foco são megas igrejas e grandes cultos, se o pastor não fizer um grande sermão, um grande evento ele é fadado ao fracasso e a depressão.
Ser pastor é andar com as ovelhas e procurar entender o que se passa, é como um bebê recém-nascido que não sabe falar, você precisa identificar aonde está doendo, se o bebe está chorando de fome, cólica ou sono. Com o passar dos dias e o convívio você começa a identificar o que é fome, o que é cólica, o que é sono e o que é manha.
O pastor que negligencia a sua família, não consegue apurar o que ocorre com as suas ovelhas, ele fica cego com o superego e com os flashs do sucesso.
Assim como um pai fica com cheiro de leite do seu filho, assim é o pastor com o cheiro das suas ovelhas, mas só vai ter cheiro de ovelha aquele que aprendeu a pastorear a suas primeiras ovelhas, esposa e filhos.
Ser pastor é o mais nobre do chamado eclesiástico, mas ser pai é um dom divino, e poucos tem esse privilégio.
Antes de ser pastor sou pai, e sabendo disso, dedico os melhores momentos a minha esposa e filha.
Voltando ao pregado de domingo, fico com a frase: “Preste atenção em como eu trato a minha família”, e complemento, do jeito que eu trato a minha família é do jeito que tratarei as minhas ovelhas.


-- 

Gilvan Garcelan

6 comentários:

  1. Muito bom Gilvan. Gostei dessa tirada: "Do jeito que trata a minha família vou tratar as minhas ovelhas."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é meu amigo, o mundo precisa de pastores que são um verdadeiro exemplo tanto em casa quanto na igreja., obg pelo comentário.

      Excluir
  2. Caro, a família do pastor é a primeira a ser discipulada.
    Se o cristão não entendeu isso, então não entendeu nada sobre a vida cristã.
    Temo pelo caráter que imprimo em minhas pequenas, sei do tamanho da responsabilidade que o Senhor colocou em minhas mãos.
    Excelente artigo!
    Deus abençoe! Paz!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto. Deus o abençoe

    ResponderExcluir